Imagem Paisagem

A EMPRESA

Responsabilidade Ambiental

Responsabilidade Ambiental é um conjunto de atitudes, individuais ou corporativas, voltado para o desenvolvimento sustentável do planeta. Ou seja, estas atitudes devem levar em conta o crescimento econômico ajustado à proteção do meio ambiente na atualidade e para as gerações futuras, garantindo a sustentabilidade.

A partir deste conceito, a Viação Acari abraçou a causa da Responsabilidade Ambiental e desenvolve ações e projetos, que visem à melhoria do ar em nossa cidade e a diminuição do aquecimento global. O que queremos é um planeta mais limpo e melhor.

Entre os projetos de Responsabilidade Ambiental desenvolvidos na Viação Acari, destacam-se o EconomizAR, o Despoluir e o Selo Verde.

Programa EconomizAR

Criado em 1996 pela Fetranspor em parceria com o CONPET / Petrobras e a Confederação Nacional dos Transportes / IDAQ, o Programa EconomizAR realiza o controle da emissão da fumaça preta expelida pelos veículos movidos a diesel e promove a redução do consumo de óleo, o que gera economia para as empresas deste setor e para o País.

O Programa é coordenado pela Fetranspor, no Rio de Janeiro, e realizado pelos sindicatos a ela filiados. Na cidade do Rio, cabe ao Rio Ônibus a execução do Programa. Para isto, dispõe de técnicos e veículos que visitam regularmente as garagens das empresas para realizar inspeções.

Com o controle da emissão de fumaça preta, a qualidade do ar melhora e o meio ambiente agradece. Vale saber que o EconomizAR deu origem a medidas de gestão e educação ambiental do setor, pois a preocupação com o meio ambiente, ao longo dos anos, evoluiu para a utilização de combustíveis alternativos, em especial o biodiesel.

 

Programa Despoluir

Com cunho ambiental, o Programa Despoluir foi desenvolvido pela Confederação Nacional de Transporte (CNT), no ano de 2007 e, desde então, já realizou cerca de 20 mil medições de opacidade no Estado do Rio de Janeiro.

O Projeto, de desenvolvimento verdadeiramente sustentável, surgiu para combater a emissão do gás carbônico (CO2), principal responsável pelo efeito estufa e pelo aquecimento global. A inspeção é realizada através de aferição veicular, visando à redução da poluição e do consumo de combustível. No Estado do Rio de Janeiro, ele é coordenado pela Fetranspor e realizado pelos sindicatos. O Rio Ônibus disponibiliza técnicos e veículos equipados com o opacímetro para fazer as verificações dos ônibus nas garagens das empresas.

Selo Verde

Fruto de um convênio entre Fetranspor, Secretaria de Estado do Ambiente, INEA e Petrobras/Conpet, o Selo Verde foi lançado em setembro de 2008.

O Selo é afixado nos vidros dianteiros dos ônibus aprovados nas inspeções do Programa Procon Fumaça Preta, da Feema, que está conveniado com os Programas EcomizAR e Despoluir, confirmando à população, dessa forma, que o veículo foi inspecionado e passou por testes rigorosos.

Atualmente, 100% de nossa frota está adesivada com o Selo Verde.