Imagem Paisagem

A EMPRESA

Responsabilidade Social

A Viação Acari é uma empresa socialmente responsável. A Responsabilidade Social é um conjunto de conceitos e ações que contribui para fazer um mundo melhor com a participação de todos e isto inclui toda e qualquer atitude que tomemos para que este fim seja alcançado. Os projetos de Responsabilidade Social desenvolvidos pela Acari a levaram a conquistar o selo ABRINQ de Empresa Amiga da Criança, que é renovado anualmente.

Aqui, na Viação Acari é a forma de gestão que se define pela relação ética e transparente da empresa com todos os públicos com os quais ela se relaciona e pelo estabelecimento de metas empresariais que impulsionem o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para as gerações futuras, respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais.

Entre os projetos de Responsabilidade Social que desenvolvemos destacam-se o Saúde na Comunidade e o Criança Acari.

Saúde na Comunidade

Responsabilidade SocialO Saúde na Comunidade, criado em 1996, é um projeto de atendimento médico à comunidade vizinha à garagem da Viação Acari. Uma vez por semana a enfermeira da empresa visita moradores com o objetivo de orientá-los quanto aos cuidados com a saúde. Nestas visitas, são medidas a aferição da pressão arterial e glicemia dos pacientes e verificada qualquer alteração eles são indicados a procurar tratamento especializado. Os moradores são cadastrados e recebem acompanhamento da empresa.

Sempre que os moradores, residentes de comunidades vizinhas à Viação Acari precisam de atendimento médico, eles podem recorrer diretamente à garagem da Empresa. Além disso, durante as campanhas de vacinação, a comunidade também é beneficiada, recebendo vacina contra a gripe e outros males.

O ambulatório médico atende à comunidade exatamente para suprir essa necessidade dos moradores, fortalecendo, assim, o relacionamento destes com a empresa. Somente em 2010, 350 pessoas puderam receber o atendimento.
É a Viação Acari pensando sempre em oferecer o que há de melhor à população do Rio.

 

Projeto Criança Acari

O Projeto Criança Acari é destinado aos pequenos estudantes de hoje, que amanhã serão futuros usuários do transporte e das linhas da Viação Acari, no Rio de Janeiro. Criado em 1997, pelo diretor da Empresa, sr. Valmir Fernandes, o Projeto tem o objetivo de fazer com que essas crianças conheçam a estrutura da Empresa e suas dificuldades, conscientizando-as de maneira lúdica sobre a importância do ônibus como meio de transporte público.

O Criança Acari visa também a despertar nesses pequenos o respeito e carinho pelos profissionais rodoviários, mostrando o papel dos trabalhadores do setor de transporte público na sociedade, sua missão diária de transportar vidas, de movimentar a economia, de levar outros trabalhadores para seus empregos, famílias para o lazer, mães com seus filhos para o médico, crianças e jovens para a escola. Enfim, de participar, de alguma forma, do dia a dia dessas pessoas.

Todas as quartas-feiras, os pequenos são pegos na porta da escola por um ônibus da Acari e levados até a Empresa. Durante a visita, um vídeo institucional é apresentado às crianças, que recebem ainda um kit escolar como uma singela lembrança da Acari. Além de matar a curiosidade de saber como funcionam os bastidores de uma garagem de ônibus, eles ainda conhecem outras profissões que existem dentro de uma empresa de transporte coletivo.

Com o Criança Acari, a Empresa consegue promover uma relação harmônica e amigável entre os estudantes, motoristas e cobradores de ônibus, mostrando para os alunos sobre a importância desses profissionais em nossas vidas.

O projeto atende, anualmente, cerca de 36 escolas municipais do Rio de Janeiro, e já recebeu mais de 11.500 crianças na Empresa. É importante lembrar que qualquer escola que queira participar pode entrar em contato com a Viação Acari. A Empresa terá o enorme prazer em atendê-los.